Local da cicatriz nos seios

A cicatriz é um subproduto inevitável de qualquer cirurgia. Sempre que você tiver uma incisão, você terá uma cicatriz. As cicatrizes de mamoplastia de aumento se formam nos locais por onde os implantes são introduzidos nos seios. No entanto, com técnicas avançadas e aplicação de tratamentos
específicos, as cicatrizes podem se tornar muito discretas e quase imperceptíveis até mesmo para os cirurgiões plásticos.
Abaixo apresentamos as três técnicas de incisão de mamoplastia de aumento para colocação dos implantes de silicone dentro dos seios. Cada técnica apresenta aspectos positivos e negativos que você deverá avaliar e discutir com seu cirurgião. Veja abaixo:

Incisão areolar (Periareolar)

A pele na aréola é muito fina e resulta em cicatrizes finas que dificilmente tornam-se visíveis por causa da transição natural da cor nesta área. No entanto, uma vez que o mamilo é o ponto central dos seios, qualquer imperfeição cirúrgica torna-se evidente. Veja abaixo alguns pontos negativos sobre a incisão areolar:
  • Como a aréola tem um tamanho reduzido, não é possível introduzir implantes de grande volume através delas.
  • A incisão na aréola pode reduzir a capacidade de amamentação, reduzir a sensibilidade nos mamilos e retrair os mamilos. Isto acontece porque para introduzir os implantes pelas aréolas é necessário cortar alguns nervos e dutos mamários.
  • A incisão na aréola aumenta ligeiramente o risco de contratura capsular porque é necessário cortar alguns vasos sanguíneos resultando em maior quantidade de tecido cicatricial interno.
  • Muitos cirurgiões plásticos alegam que a incisão na aréola esta associada a maior taxa de infecção porque como a incisão é feita perto do mamilo e perto dos dutos mamários, a região não pode ser limpa por medicamentos contra infecção.

Incisão inframamária (Pela silhueta embaixo do seio)

Este é o tipo de incisão mais utilizado na mamoplastia de aumento na qual a cicatriz fica escondida ao longo da silhueta natural na parte inferior do seio. Normalmente a cicatriz nesta região cura-se bem, mas se curar-se mal, a cicatriz pode ficar visível quando você estiver deitada ou nua. A incisão inframamária apresenta grandes vantagens para pacientes e cirurgiões. Veja abaixo:
Para os cirurgiões, a incisão inframamária oferece um alto grau de segurança com excelente visibilidade das estruturas anatômicas dos seios e permite maior controle cirúrgico durante a cirurgia de mamoplastia de aumento. Através da incisão inframamária é possível criar seios mais simétricos e também utilizar tamanhos maiores de implantes de silicone.
Para as pacientes, a incisão inframamária é a técnica que melhor preserva a função dos seios, ou seja, a função de amamentar e sentir prazer. Todos os dutos mamários, nervos e vasos sanguíneos permanecem intactos.
Talvez o fator mais importante sobre optar pela incisão inframamária é que se em algum momento no futuro os implantes necessitarem ser trocados, certamente a maioria dos cirurgiões plásticos vai optar por utilizar incisões inframamárias para remover os antigos implantes e colocar os novos implantes. Portanto, uma cicatriz que já esteja presente neste local poderá servir futuramente como um local de incisão. Da mesma forma, se houver algum problema no pós-operatório que exija um procedimento cirúrgico emergencial, o cirurgião plástico deverá fazer uma incisão externa, normalmente na silhueta em baixo do seio.
Entretanto, a incisão inframamária não funciona muito bem para mulheres com seios muito pequenos sem tecido mamário suficiente para formar uma silhueta (dobra) na parte inferior dos seios. Esta dobra é fundamental para esconder a cicatriz. Sem isto a cicatriz poderá ficar evidente após a mamoplastia de aumento.

Incisão axilar

A primeira vista a incisão axilar poderia ser a técnica mais desejada porque ela não deixa cicatrizes nos seios. As cicatrizes ficam bem escondidas perto das axilas e são visíveis apenas quando os braços são levantados, ao contrário dos dois métodos anteriores que podem deixar cicatrizes nos seios. Na verdade, a incisão axilar foi originalmente concebida apenas para atender aquelas pacientes que não podem por algum motivo utilizar nenhum dos outros dois tipos de incisão. Se você deseja essa técnica, então é importante entender algumas coisas sobre a incisão axilar:
  • A incisão axilar impõe maior risco de assimetria entre os seios porque o implante não pode ser colocado exatamente onde o cirurgião plástico deseja.
  • A incisão axilar é a menos disponível porque ela exige um cirurgião especializado que consiga através de um longo túnel criar bolsas assimétricas dentro dos seios através de um fino endoscópio para acomodar os implantes.
  • Muitos cirurgiões plásticos utilizam a incisão axilar somente para implantes que são colocados debaixo do músculo. A introdução dos implantes de silicone acima do músculo através da incisão axilar implica em maior desafio, portanto essa técnica não é praticada pela maioria dos cirurgiões plásticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário